quinta-feira, 30 de maio de 2013

Alavanca EMPI Trigger

Quem fala que essa alavanca é irresistível não mente.
Depois de instalada não se tem vontade mais de voltar ao modelo original.

Adquirida com os meus amigos da FuscasBR,  antes de colocar essa alavanca, eu usava o sistema  que chamam de Câmbio Jet ou também Quick Shift da EMPI.
A instalação do Câmbio Jet pode ser vista nesse link no blog Câmbio Jet.
Na verdade a alavanca EMPI faz o que esse Câmbio Jet também faz.
Ele encurta o movimento das marchas porque aumenta a pressão na mola., a diferença da alavanca é que ela é muito mais precisa e deixa o câmbio com a troca das marchas muito mais rápida.
A instalação nem se fala é mil vezes mais simples do que o câmbio jet, até porque para colocar a Alavanca EMPI basta tirar a alavanca original, retirar a chapa guia que é um saco de ajustar, colocar a chapa que vem com a alavanca EMPI e simplesmente aparafusar a nova alavanca.
 Abaixo a chapa que acompanha a alavanca EMPI.
 O sistema de gatilho é para o engate da ré, ao contrário do modelo original que é apertado para baixo e deslocado para trás no lado esquerdo.
Puxando o gatilho, basta deslocar e puxar pra traz.
 No meu caso utilizo o console e com isso tirei a capa plástica da alavanca, conforme me disse o
Neviton da FuscasBR.
Dei tanta sorte que a borracha que vem junto que serve para evitar a entrada de pó no sistema encaixou perfeitamente no furo do console.
Minha dúvida após instalar foi que a alavanca após instalada fica forçando pra
direita ( lado do passageiro ) o que faz com que se for empurrada pra frente entre a terceira marcha.
Para engatar a primeira é preciso puxar ela pra esquerda e colocar pra frente.
Tirando a dúvida com o meu amigo Luciano Brum ele explicou, para o aprendiz de mecânico aqui, que por esta Alavanca ser utilizada para corridas, ela justamente puxa para a direita para facilitar a passagem da segunda para a terceira e por sua vez para a quarta marcha.
Ela não fica solta como a alavanca original.
Não é que seja desconfortável mas não tem a mesmo tipo de encaixe que o sistema original.
Foi desenvolvida com esse propósito para facilitar a vida de quem enfia o pé no acelerador e quer aproveitar uma boa passagem de marchas.
O sistema abaixo mostra bem como é o sistema é como se faz a instalação.
Como disse é uma barbada.



Observar que ao retirar a alavanca para fazer a troca é bom que se coloque uma boa dose de graxa no encaixe do varão para facilitar o funcionamento do sistema.


39 comentários:

  1. Cara muito legal, quanto custa este equipamento e aonde eu posso comprar

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    1. Meu amigo essa alavanca você pode encontrar na http://www.fuscasbr.com.br/ fala com o meu amigo Neviton e diz que tu viu aqui no blog do Macfuca e quer negociar.

      Forte abraço.
      Macfuca

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  2. Cada dia melhor esse Macfuca, garoto propaganda Fuscasbr.

    Abraço
    Juliana

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    1. Os amigos merecem pelo trabalho que fazem, ainda vamos ouvir falar muito de FuscasBR.
      Abraço e obrigado.

      Macfuca

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  3. essa alavanca é a curta 12" ou a normal, de 13"?

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    1. Sabe que tu me pegou agora não lembro só sei que ela era igual a original que tinha. Digo em tamanho mas prometo que vejo e te respondo . Abraço

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    2. Conferi hoje é de 12".
      Abraço

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  4. Amigo, porque é necessário retirar a coifa do console? Obrigado.

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  5. Porque com ela o console não entra. Ou coloca o console ou usa a coifa. Ela é alta e de plástico sé a da mesma coisa que estamos falando.
    Abraço
    Macfuca

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  6. Olá amigo tudo bem?
    Primeiro parabéns pelo seu blog, gostei muito!
    Cara eu vim com uma duvida e não sei se vc pode me ajudar...
    O seu console vc comprou ou fez como, eu gostei muito e gostaria se possível de informações e fotos.
    Desde já grato

    Abraço

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    1. Tudo bom meu amigo. Olha meu sonho era um console da EMPI na falta dele resolvi comprar esse que é bem barato aqui mesmo nas nossas lojas de acessórios e fiz algumas adaptações que vc poder[a ver na postagem que fiz sobre ele. Um abraço e obrigado pelas palavras. Abração http://macfuca.blogspot.com.br/2011/03/console-do-fusca-macfuca.html

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  7. cara comprei esta alavanca EMPI realmente é muito boa e precisa nas trocas de marcha, mais tive um problema na montagem, a minha só funcionou montando sem a chapa que acompanha a alavanca, quando montei com a chapinha não entrava a 1º e 2º marcha, você porque? valeu.. abraço

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    1. Bah essa é nova pra mim, nunca tinham me relatado isso. Se bem que se tá bom sem então toca ficha. Se souber de alguma coisa te aviso. Abração

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    2. Comigo aconteceu o mesmo, fiquei sem conseguir engatar a 3 e 4 marchas, qual a solução? tirar a chapa tambem?

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    3. Olha realmente eu não sei, mas se com o Elias Valerio que escreveu logo acima deu certo, não custa arriscar. Tem que ver as condições da lubrificação e também da bucha do varão se não está com folga. Tem um vídeo do Tonella no youtube que mostra a instalação da alavanca e também a troca da bucha do varão!. Abraço

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    4. Eu tô sem a chapinha e minha alavanca tá totalmente zoada. Tem hora que somem a terceira e quarta e a ré passa a entrar sem acionar o gatilho...

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    5. E ai Aldo tranquilo, já experimentou retirar o varão que faz a conexão da alavanca a caixa, nele tem uma bucha, além do acoplamento do varão a caixa, no meu caso, eu retirei pois já não tinha a bucha, agora o acoplamento mantive o mesmo original, e chato de colocar, olha no you tube que tem uns camaradas sangue bom que ensina o processo. Boa sorte.

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  8. Fala amigo blza, comprei uma alavanca EMPI (longa) e vou instalar no meu Gurgel X12, graças a seu blogger mais as dicas do Tonella, ai ficou fácil... abraços

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    1. Fico feliz de poder colaborar, boa sorte e depois manda imagens que eu publico aqui no blog. Abração
      Macfuca

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    2. Pra eu conseguir engatar a ré só sem a chapa também.

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    3. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Pra instalar a alavanca tem que colocar a chapa que vem junto. Para engatar a ré tem que puxar o gatilho que aparece abaixo da manopla. Abraço

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  9. Sabe me dizer se a instalação e do mesmo modo para todos os modelos de fusca...tenho um 71 e gostaria se saber..

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  10. Christian, com essa alavanca da EMPI, acaba aquele problema da alavanca original de ficar "boba", ou seja, com folga conforme ela vai desgastando???

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    1. Sim totalmente. A alavanca ao contrário fica bem firme porque tem uma mola que faz mais pressão nela.

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  11. Vc saberia me dizer se fica melhor e prático essa alavanca com o gatilho ou o botão lateral?

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    1. Ela fica mais firme porque esse modelo foi desenvolvido para carros de corrida. O engate é curto e rápido. Eu instalei e não me arrependo. Muito bom.

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  12. boa noite! também tive problemas com a alavanca empi na 3ª e na 4ª, retirei a chapa mais não tive resultado. já verifiquei a bucha esta tudo ok o que devo fazer?

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    1. Vai engatando as marchas e apertando a chapa aos poucos. Se não funcionar é melhor levar em um mecânico para verificar o que mais pode estar dando problema. Abraço

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  13. Olá, como consigo um console igual ao das Fotos?

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    1. Boa noite. Esse console é o mais simples e um dos poucos que se encontra. Segue um link onde tem http://www.vwantigo.net/shop/product_info.php?products_id=759

      Abraço
      Macfuca

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  14. Não consegui ajustar a alavanca não sei se coloquei errado pois entra só segunda e quarta tem hora q só a te e quarta não sei se o problema é a escalação ou algum problema no carro m ajudem quem souber o problema

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  15. Olá pessoal. Qual a mais prática, com bola ou com botão, abraços

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    1. Não entendi bem a qual modelos te refere. O que seria modelo com bola ou com botão?

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  16. Eu instalei uma empi na minha kombi clipper ficou show, mas a ré se der uma forçada entra sem puxar o gatinho tente regular mas daí as outras marchas ficam ruim .

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  17. Boa noite, tenho alavanca empi instalada no meu itamar a uns 3 anos, mas a 3 marcha está ficando muito difícil de engatar, só a 3

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  18. Foi você quem instalou? Seria interessante dar uma revisada em todo o teu sistema. Retirar a alavanca, dar uma olhada na bucha do varão que fica logo abaixo da alavanca e dar uma olhada no trambulador que fica lá embaixo do banco do passageiro onde tem o buraco que se vê dentro do túnel. Verificar se não estão com desgaste. Ou então só soltar a palanca e ir tentando colocar as marchas com calma para acertar a melhor posição. Aí reapertar. Podes também irar a palanca e passar graxa no locar onde ela movimenta o varão. Ali é bom sempre estar bem lubrificado. Abraço

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