sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Baja Califórnia - Átila Rache

Recebi estas imagens do amigo Atila Rache que tem na sua fabricação esse modelo de Fusca Baja.
A onda surgiu na década de 60 na Califórina e ganhou força no Brasil nos anos 80.
Nos anos 60 a diversão era brincar nas dunas usando Buggies e Gaiolas
Foi aí que Gary Emory, comerciante especializado em peças Volks, teve a idéia de tirar o para-choques e cortar os para-lamas de um fusca, reduzindo o peso do carro e aumentando seus ângulos de ataque e saída.

Esse fora de estrada barato agradou e logo surgiram kits de fibra de vidro para a adaptação em casa.
Além de um brinquedo de fim de semana, o carrinho fazia bonito em competições na região da Califórnia.
A onda se espalhou.
Hoje, no Brasil podemos encontrar Bajas Radicais que partiram para pneus gigantes nas 4 rodas, supensão traseira com homocinética e até motores AP.
São carros para uso quase exclusivo em trilhas.

Este fusca que aparece nesta postagem é um 78 que na época da transformação tinha um motor 1300.
Em sua transformação a carroceria foi deixada na chapa e teve sua parte traseira levantada alguns milímetros do chassi.
A lataria foi recortada e recebeu nova frente e para-lamas de fibra.
O Chassi foi reformado ganhando reforço na dianteira e nos assoalhos. Há uma estrutura tubular na traseira, onde são ancorados três amortecedores para cada roda.
O motor acabou sendo um 1600 mas acoplado ao câmbio do 1300, que tem relações curtas para compensar o diâmetro dos pneus .







Bancos imitando o Porche 911 um pouco mais estreitos para caberem dentro do fusca.
A cor amarelo ímola, cor do CrossFox.
Para complementar o interior, ar condicionado e no teto bagageiro modelo do CrossFox também.






Quem estiver interessado  e quiser entrar em contato com ele para saber mais detalhes e o valor do kit para transformar o seu fusca em um verdadeiro fora de estrada pode falar com o Átila pelo endereço eletrônico atilarache@hotmail.com.

13 comentários:

  1. Nas fotos acima a a gente vê como se um carrinho se transformas em carrão. E fica com jeito de fortÃo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade e esse é um belo exemplar nesse estilo.

      Excluir
    2. Com certeza,o Macfuca é especial. Parabéns,está cada vez mais apetrechado.

      Excluir
  2. Baja 1300 para trilha funciona bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreve para esse endereço e pergunta atilarache@hotmail.com
      O Átila tem muito mais propriedade pra te dar essa informação, eu não saberia te dizer. Abração
      Macfuca

      Excluir
  3. Bom dia, sou carlos do parabrisa do porche meu tel 973637427

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, sou carlos do parabrisa do porche tel 973637427

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carlos não entendi de qual para-brisa você se refere? Abraço Macfuca

      Excluir
  5. Em 1985 comprei com um amigo ( Ivan ) em Vitória-ES, o kit do Baja do Átila. Depois de montado, ficou vermelho com rodas Mangels brancas, motor 1600 com dois carburadores. Curti muito naquela época.

    ResponderExcluir
  6. Em 1985 comprei com um amigo (Ivan)em Vitória-ES, o kit do Baja do Átila. Depois de pronto ficou vermelho com rodas Mangels brancas. Era um 1600 com dois carburadores.Curti muito, saudades daquela época.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se tem algum kit a venda do baja Califórnia?

    ResponderExcluir
  8. Tem algum kit para venda,alguém fabrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer meu amigo. Faz tempo que não vejo o pessoal montando os Bajas aqui no Sul.

      Excluir