quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Algo em comum!

Na fotografia feito pelo colega Eduardo Seidl/Palácio Piratini, Presidente José Alberto Mujica Cordano, Governador do Estado do RS, Tarso Genro e no meio destas personalidades este amigo aqui que alimenta este blog.

Tive a oportunidade de estar ao lado do presidente do Uruguai José Mujica, em solenidade no Palácio Piratini. Figura que impressiona pela simplicidade em dias de tanta badalação a volta de personalidades que lideram uma nação.
Como tenho por força da profissão ter de assistir e por sua vezes ouvir autoridades e pessoas da sociedade civil discursando, acabo que me prendo as expressões e a capacidade de se apropriar da oratória de algumas pessoas.
Na maioria das vezes a questão visual não esta diretamente ligada a essa qualidade. "Oratória".
Essa realmente pertence a poucos, e que bom porque assim conseguimos separar conteúdos verdadeiros pela capacidade interpretativa.
Voltando as palavras do Presidente do Uruguai, que lição de vida se tem quando podemos escutar de forma consistente e pausada o que pensa uma figura como esta.
Sim a pausa.
Falo da pausa porque saber utilizar o tempo entre as frases é praticamente virar a página de um livro lembrando tudo que foi dito na página anterior. Cria a expectativa do "o que acontecerá depois".
Tomado de emoção algumas frases do Presidente foram fortes e uma me chamou muito a atenção. Dito em tom grave com a empostação de voz característica que escutamos no espanhol, falou. "Infelizmente aprendemos com o sofrimento e não com as coisas boas".
E assim concluiu. Enquando alguns tentam se firmar com ataques diretos, como é bonito alguém se justificar ser o que é pelo o que o passado lhe fez.
Mesmo que a caro custo.
Disse ele: Estamos velhos e ainda temos muito por fazer!

Claro que nesta minha vida que levo e que tenho a oportunidade de vivenciar pelo cargo que ocupo aprendo muito todos os dias do que faço aprender e deste homem com frases pausadas e palavras fortes tenho pelo menos algo em comum: Um Fusca!

Em declaração para a folha de São Paulo disse José Mujica.
Tenho um besouro brasileiro dos anos 80. É maravilhoso, não estraga nunca.”, demonstrando o carinho que tem por seu carro.
Mujica comprou o fusca em 2004.
Durante duas décadas ele utilizou uma lambreta para deslocar-se em Montevidéu.


O uso desse pequeno veículo causou surpresa em 1994, quando foi eleito deputado federal.
Em texto que li no Portal da América Latina,na ocasião, um guarda do estacionamento do Senado viu que um senhor de aspecto desalinhado, com capacete, que descia da lambreta e aproximou-se dele e disse:
"Aqui não pode estacionar, não. ..por acaso o sr. pretende ficar aí muito tempo?".
Mujica (que havia estado 13 anos preso e torturado durante a ditadura militar) removeu o capacete (só então foi reconhecido pelo guarda) e disse em tom brincalhão: "Bom, se os milicos não me tiram daqui, penso ficar pelo menos cinco anos...".


Assistam o vídeo onde aparece o fusca do Presidente.

3 comentários:

  1. A extrema simplicidade de José Mujica é emocionante. Jamais vira um presidente dirigindo o próprio Fusca e vestido com roupas de trabalhador braçal. Senti pelo teu texto que te tornaste mais um admirador deste homem fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza uma figura e tanto.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Graças a milhares de lutadores sociais uruguaios e latinoamericanos que repousam inconclusos no fundos do Rio da Prata, em covas rasas nos arredores de Montevideo, vivenciamos hoje, no Uruguai, o retorno à prática da democracia e da participação popular. Mujica é o que todos deveríamos ser: simples e conscientes de nosso tempo e destino. Gol a favor do governo estadual em aproximar-nos destas vivências. O fusca do Presidente? Bom, isto é um detalhe, um detalhe de bom gosto. Abraços. Pedrão.

    ResponderExcluir