sexta-feira, 1 de abril de 2011

Macfuca Upgrade - Parte II

Agora eu sei Carla.......
Começo o post assim pra dizer que agora eu sei porque a Carla quando viu o Mário: foi amor a primeira vista.  O cara é realmente uma figura especial.
Não bastasse todo o trabalho de vir a Porto Alegre buscar a S10 pra rebocar o Macfuca de Bento Gonçalvez pra cá em plena chuvarada, com tudo isso que já é motivo de agracimento eterno, ele ainda foi buscar o carro na minha casa pra levar para sua oficina.
Não bastasse toda essa delicadeza essa figura se deu o trabalho de levar o motor totalmente desmontado na minha casa só para que eu visse de perto os estragos e o que acarretou todos os problemas com o funcionamento do motor.
Primeiro uma aula onde eu e a Carla assistimos em primeira mão, depois a preocupação de fazer com que eu registrasse todo o trabalho que será feito pra deixar o Macfuca preparado para rodar as suas histórias.
Na verdade uma série de problemas que acabam um forçando os outros e tendo como resultado o desgaste e até mesmo perda de algumas peças.
Primeiro de tudo um objeto não identificado porque estava totalmente triturado entre o cabeçote e o pistão. Como foi parar ali? Diz o Mário ou é pelo carburador ou pelo espaço onde ficam as velas. Como teria entrado? Descuido de alguém? Pode ter sido mas não vem ao caso agora porque achar culpados não me fará ir para o trabalho sentado ao volante o meu carro encantado.
Um dos problema ali esta, tanto bateu que acabou por marcar o cabeçote e o pistão.




Parafusos do balanceiro gastos e com diferentes tamanhos:
Biela bateu e ficou totalmente sem condições de ser recuperada. Na foto uma como deveria estar e a que se estragou. Bronzina por sua vez também foi pro saco.

Virabrequim com indicação de onde ficaram as ranhuras também.

Eixo de comando das válvulas. Indicação de onde enforcou e a marca que deixou.

Tuchos de péssima qualidade, na foto não registrei o que deveria mas o furo central onde bate a vareta não fica bem no centro. (acredite se quiser) Resultado acaba marcando a vareta e reduzindo a vida útil da peça; o que consequentemente fará com que se fique trocando varetas de tempos em tempos.

Bloco do motor. Na indicação da flecha onde o metal não esta liso como deveria. Apresenta irregularidades que fazem o motor vibrar. O que é chamado de "Motor Vibrado".

E a úlitma foto o motor do Macfuca para que façamos o antes e o depois assim que receber banho químico e estiver como manda o manual.


Bom pelo que vimos nas fotos acima vários são os motivos para o Macfuca ter pedido um refresco na subida da serra, seria ali ou um pouco mais adiante talvez acarretando mais danos a outras partes do motor. Capas de tucho e varetas também serão substituidas.
Agora a vida do Macfuca esta nas mãos especializadas do meu amigo Mário o que me traz tranquilidade devido ao fato de saber que ele pensa como todos nós que somos apaixonados pelos nossos carros.
Faz porque gosta e porque tem carinho pelos antigos.
Agora é aguardar os próximos passos e torcer para que o estrago fique nisso que já é bastante para o meu orçamento porque de resto vai me sobrar vender a lataria e as tantas quinquilharias que pinduro pelo Macfuca.
Calma Macfuca aproveita os dias de pernas para o ar relaxando nas terras de Gravatái que quando estiveres em condições muitas histórias teremos pra rodar por este Rio Grande Sul.

OBS: Carla por favor cuida do Mário!!!!

Um comentário:

  1. Que aula heinnnn! Em breve vamos estar vendo o MacFuca corrento feliz por estes pagos...

    Abraço.

    ResponderExcluir