segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mangueira do respiro do Tanque

Se vê muito por aí a mangueira do respiro do tanque de gasolina virada diretamente para baixo assim que sai do bocal do tanque. Porém o Fusca foi projetado para não jogar gasolina diretamente no solo.
O que cá pra nós é incorreto levando em consideração o meio ambiente.
Na lateral  interna ali onde prende o paralamas dianteiro logicamente como mostra a fotografia deveria ter duas presílias que se não existirem não é algo complicado de se improvisar. Pois bem é necessário fazer com que a mangueira de uma volta sem deixar esguelada para formar um sifão. Com isso o excesso de gasolina que sobe na mangueira a partir do bocal do tanque não cai diretamente no chão, fica ali retida e volta para o tanque. Esta mangueira apesar de simples deve ser observada com carinho pois se estiver entupida pode geral problemas no funcionamento do motor devida a pressão do tanque. Sem falar é claro que pode ser uma das responsáveis pelo odor da gasolina que de dentro do porta malas acaba por ir para dentro do carro.

24 comentários:

  1. Mac,legal esta matéria, o que é raro de encontrar são estas presilhas plasticas quando quebram ou o veículo não tem.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica amigo, tenho um karmann ghia e está insuportável o cheiro...vou mandar dar uma olhada nessa mangueira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da uma olhada nesse post também José pode ser que ajude. http://macfuca.blogspot.com.br/2009/11/cheiro-de-gasolina-dentro-do-fuca.html

      Excluir
  3. Boa noite,

    Voce teria mais fotos dessa forma de se colocar a mangueira do respiro do combustivel? nocap79@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, sabia que tinha alguma coisa errada no respiro do tanque do meu fusca. Como deve ser montada a mangueira no caso do modelo 1978 que tem o bocal de abastecimento fora (lado passageiro) e respiro do tanque do outro lado (motorista)? Obrigado, Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque uma mangueira do respiro ate no bocal do tanque,eu tinha no meu fusca 86 essa mangueira

      Excluir
  5. Ola vc teria o contato do Enio que fabrica bagageiros, obrigado e abraços
    sergio@versatilandaimes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a mínima idéia. Já tive de responder a algumas pessoas que não receberam o que ele promete e por esse fator não faço questão de saber o contato. Até porque não ganho nada em anunciar serviços e por isso só os faço a quem os cumpre. Abraço

      Excluir
  6. estou com o problema no meu fusca 86 que o abastecimento é por fora e o respiro do outro lado, estou na duvida na hora de instalar o respiro, ja tentei de todos os geitos que me falaram que daria certo mas nada, continua cheirando muito e fora que agora está jogando gasolina fora.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dejair, pra poder entender é preciso que se veja de perto o problema, mas seria interessante saber como está a vedação da tua tampa e até da bóia. as vezes é por ai que vem o cheiro. Da uma espiada nesse vídeo para entender o funcionamento dos diferentes tipos de tanque. Tu és de qual cidade?
    https://www.youtube.com/watch?v=4jtSX2kFKHA


    Abraço

    ResponderExcluir
  8. alguem sabe aonde consigo esta presilha?

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas ... presilhas obrigado
    w

    ResponderExcluir
  10. Ótima dica, meu Fusca tem essas presilhas, vou colocar a mangueira dá maneira correta, mas depois q ela é colocada pra baixo na perfuração abaixo ela fica simplesmente destampada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Justamente para deixar o tanque respirar! Depois me manda foto que coloco aqui no blog! Abração

      Excluir
  11. Bom dia, voce sabe onde posso conseguir estas presilhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei meu amigo. Talvez na UNICON aqui em Porto Alegre.

      Excluir
  12. boa tarde, meu fusca 73 veio com dois buracos no bocal do tanque. o original e outro que fizeram mas não sei o motivo. tem problema deixar só o original?? o respiro original é mais estreito que o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas. Legal era tu enviar uma foto pra entender direito o que te referes. Se é o que entendi acho que não tem problema de fechar o furo que não é original. Isso deve ser essas invenções que a turma acredita estar melhorando o que já nasceu pra ser perfeito. Se sempre funcionou com um furo e mais estreito justamente para não deixar evaporar muita gasolina e somente sair o ar que faz pressão para que se precisaria de um outro furo. Enfim é uma teoria minha que não sou um especialista no assunto, somente um curioso. Abraço

      Excluir
    2. Pois é, vou ver com algum mecânico mas já me certifiquei de que o respiro original está desobstruído. Acho que vou fechar o segundo furo mesmo. Obrigado.

      Excluir
    3. Faça isso e depois manda umas imagens do fusca pra publicar no blog. Abraço

      Excluir
  13. Existem em casas de material de construção presilhas auto colantes. Geralmente usadas p mangueira de chuveiros e outras q são para passar braçadeira de nylon (língua de sogra) ambas servem p prender a mangueira.
    Uma dúvida, quando enche o tanque e vai gasolina p essa curva da mangueira do respiro, a gasolina fica obstruindo a passagem de gas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem meu amigo. Boas dicas das presilhas. Quanto a ir gasolina para essa mangueira quando encher o tanque não acho muito provável pela posição que ela ocupa no tanque. Levando em consideração que não se deve encher o tanque acima do bocal e no máximo até onde termina a parte de cima do tanque e inicia o bocal. Ainda assim se for um pouco de gasolina a pressão do gás ira empurrar o combustível que por azar acabe chegando até a mangueira. De qualquer forma é bom observar eventualmente se isso esta acontecendo. Abração e obrigado pelas dicas!

      Excluir