quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Curb Feeler ou Curb Indicator

Antenas de freio ou sinalização são molas ou fios instalado no veículo, que atuam como um alerta  aos motoristas quando estão muito perto do meio fio ou outra obstrução.


Os dispositivos são montados sobre o parte de baixo, perto das rodas. Quando o veículo se aproxima do meio-fio, as "antenas" salientes  raspar no meio-fio, fazendo um barulho  alertando o condutor em tempo de evitar danificar as rodas, calotas e até mesmo a raspagem do paralamas do fusca no meio fio como é normal quendo se aproxima  de mais.
 
Estas antenas  ainda são usados em alguns hot rods 1950.
São especialmente populares para carros com pneus whitewall (banda branca), que perdem facilmente o seu revestimento branco, quando raspam na calçada. Às vezes, as antenas são encontrados apenas no lado do passageiro, já que é mais difícel de ver o meio-fio ao estacionar. Às vezes, elas são adicionadas somente próximo às rodas dianteiras.  Qualquer carro particular pode ter as antenas instalado, perto da parte dianteira e traseira, bem como em ambos os lados do veículo.
A bola da antena é o logotipo da marca Mooneyes de onde vieram os produtos que aparecem na foto.

5 comentários:

  1. Finalmente encontrei algo sobre este Curb Feeler em portugues! Gostei deste acessório, acho que da um toque diferente em carros mais antigos, alem de proteger as rodas e pneus qdo se vai estacionar. Só fiquei sabendo deles depois que vi o Xerife, do filme Carros, ter um par destes rsrsrs. É possivel achar Curb Feeler no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente acho difícil ter por aqui, deve ser mais mandar fazer não parede ser nada muito complicado, olhando fotos na internet da ora se ter uma idéia... Boa sorte

      Excluir
  2. Olá. No Brasil eu nunca achei, somente no exterior. COmprei os meus do site da Moon em Miami. Aproveitei a viajem de um amigo e mandei entregar no hotel onde ele estava.

    ResponderExcluir
  3. Bunnitu tem https://www.bunnitu.com.br/chevrolet/acabamento-externo/acessorios/antena-sensor-de-baliza-modelo-curb-feeler

    ResponderExcluir